Escola SENAI “Humberto Reis Costa” foi criada a partir de um convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo, instalada na Vila Alpina, em 1970, em prédio construído pela Prefeitura e equipado pelo SENAI.

 O prédio que foi projetado pelo renomado Arquiteto VILA NOVA ARTIGAS, possuía um “espelho d`água” na laje que circundava todo o perímetro do edifício! Possuía, também, 2.622 “domos” de cristal em todo o vão livre das oficinas, quadra interna e refeitório. Embora facilitasse a iluminação natural e a ventilação, esses “domos” se quebravam com facilidade a uma simples variação de temperatura! Mesmo assim, o início das atividades deu-se a 07/04/1970 com fornecimento de energia elétrica cedida por empréstimo e a água aqui consumida também era fornecida pelo “Centro Educacional” pois o poço semi – artesiano estava incompleto! 

 A inauguração oficial aconteceu em 13 de Setembro do mesmo ano. Inicialmente chamava-se Centro de Formação Profissional PREFEITURA – SENAI de Vila Alpina. Em 28/10/74, recebeu por patrono Humberto Reis Costa e em 04/04/75 passou a denominar – se Escola SENAI “Humberto Reis Costa”.

 Os cursos ministrados na época eram: Torneiro Mecânico, Mecânico de Manutenção, Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado.

 Desde que começou suas  atividades atendia Aprendizes  nos  períodos  diurno alunos de 14 a 18  anos incompletos e agora de 14 a 24 incompletos ao completar o CAI e no período noturno, maiores de 16 anos nos Cursos de curta duração sob a estratégia de Formação Continuada. Além dos cursos regulares, desenvolve, desde o início das atividades, treinamentos industriais.