O que é a Vivência Profissional?

A Vivência Profissional é um curso de aperfeiçoamento profissional, desenvolvido com o objetivo de facilitar a inserção no mercado de trabalho de alunos e egressos dos cursos técnicos, que não possuam experiência profissional prévia.

Ele foi estruturado em duas unidades curriculares, a serem desenvolvidas de forma concomitante.

A unidade curricular Fundamentação Teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional, será ofertada no regime de Educação a Distância[1], de forma concomitante à Prática Profissional desenvolvida na empresa, e terá duração de 80 horas. Nela, o aluno deve desenvolver e aprimorar as capacidades técnicas e de gestão ligadas às atividades do dia-a-dia de trabalho, de uma forma geral.

É a essência da filosofia que norteia o SENAI desde a sua criação: "O aprender fazendo"

A unidade curricular Prática Profissional, que corresponde ao estágio, será desenvolvida na empresa concedente. Nela, os alunos irão desenvolver as capacidades técnicas e de gestão abordadas no plano de curso do curso técnico ao qual a vivência profissional está vinculada.

 Unidades Curriculares

Quais as condições para matrícula?

Após o processo seletivo na empresa, o aluno procura a escola para que seja firmado um Termo de Compromisso de Estágio entre ele, a escola e a empresa, desde que ela tenha condições de desenvolver as atividades correlatas ao curso técnico vinculado, planejadas para a Unidade Curricular Prática Profissional.

Uma vez firmado esse Termo de Compromisso de Estágio, o aluno será matriculado no curso de Vivência Profissional e poderá iniciar a unidade curricular Prática Profissional.

Já a unidade curricular Fundamentação Teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional será iniciada quando o núcleo de educação à distância do SENAI – SP ofertar alguma turma.


Quais as condições para conclusão do curso?

Será considerado aprovado o aluno que completar as 80 horas de Fundamentação Teórica, e pelo menos 400 horas de Prática Profissional, e obtiver nota superior a 50 nas duas unidades curriculares.


[1] Educação à distância (EaD): Cursos nos quais as atividades e conteúdos são desenvolvidos com apoio de docentes ou tutores, com o auxílio dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), porém, sem a necessidade da presença física.

 

DOCUMENTOS para Download:


Lei Federal 11788.08 - Estagio

Regulamento Vivência Profissional 2018

Termo de Compromisso

Questionário de Avaliação do Estagiário

Relatório de Atividades (Empresa)

Declaração de Horas de Estágio

Auto Avaliação de Estágio

 

Contato:

Coordenador de Estágio:

Tel.: (11)  2100-2165 - Prof. Hermenegildo

E.mail: antonio.ferreira@sp.senai.br